Lançamentos da Quetzal no Correntes d’Escritas

capa_a-flor-amarela_-anabela-mota-ribeiro

Anabela Mota Ribeiro, Onésimo Teotónio Almeida e Sérgio Godinho são os autores da Quetzal que irão fazer lançamento dos seus novos livros no festival literário Correntes d’Escritas, que terá lugar na Póvoa de Varzim, de 21 a 25 de fevereiro.

A Flor Amarela é o título do livro de Anabela Mota Ribeiro. Trata-se de uma extraordinária exploração das Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, à luz dos antitéticos parâmetros «ímpeto cesariano» e «flor da melancolia», e através do olhar original e inovador da autora. O que começou por ser um trabalho académico de Estética, tornou-se um texto de grande beleza e interesse para um público alargado, ou seja, todos os que alguma vez foram – ou venham a ser – leitores de Machado de Assis. O livro é prefaciado pelo Professor Abel Barros Baptista.

A Obsessão da Portugalidade é o novo livro de Onésimo Teotónio Almeida. Com enorme frequência surgem livros com Portugal no título, interrogando-se sobre quem somos, porque somos assim, ou como modernizar Portugal sem abandonar o seu passado, elaborando diagnósticos do País, apontando-lhe as mazelas e sugerindo-lhe medicação. O presente livro não pretende fazer nenhum diagnóstico nem oferecer uma receita. Ele resulta de uma leitura do destino da nossa cultura e daquilo que, após o 25 de Abril, se vulgarizou apelidar «a questão da identidade nacional».

Coração Mais Que Perfeito é o título do primeiro romance de Sérgio Godinho. Depois de Vidadupla, que reúne um conjunto de contos, a Quetzal publica este romance do reconhecido cantor e compositor, agudo cronista e bardo dos últimos quarenta anos portugueses. O livro retrata os insondáveis e pedregosos caminhos do coração, amores imperfeitos que se sublimam até à perfeição e pureza do diamante.

Estarão ainda presentes neste festival literário outros nomes como Álvaro Laborinho Lúcio, Claudia Piñeiro, Francisco José Viegas, Karla Suarez, Luís Carmelo, Manuel Alberto Valente, Maria do Rosário Pedreira e Vasco Rosa. A agenda dos lançamentos da Quetzal no Correntes d’Escritas será brevemente divulgada.