José Afonso Furtado

jose_afonso_furtadoJosé Afonso Furtado nasceu em Alcobaça em 1953. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Durante largos anos desenvolveu a sua actividade profissional em organismos governamentais na área da Cultura, tendo exercido entre 1987 e 1991 o cargo de Presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura. Foi membro do Conselho Superior de Bibliotecas desde 1998 até à sua extinção em 2007. É Membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura.
Director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste de Gulbenkian desde 1992. É Docente do “Curso de Pós-Graduação em Edição – Livros e Novos Suportes Digitais” da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Para além de vários artigos e separatas, publicou
– O que é o Livro, Difusão Cultural, Lisboa, 1995.
– Os Livros e as Leituras. Novas Ecologias da Informação, Livros e Leituras, Lisboa, 2000.
– O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações, Florianópolis (Brasil), Escritório do Livro; El papel y el píxel. De lo impreso a lo digital: continuidades y transformaciones, Gijón, Ediciones Trea, 2007 (edição espanhola); O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Lisboa: Ariadne Editores, 2007 (edição portuguesa).
– A Edição de Livros e a Gestão Estratégica. Lisboa: Booktailors – Consultores Editoriais, 2009.
– Contribuição (autoria secundária) em VITIELLO, Giuseppe – Il Libro Contemporaneo: Editoria, biblioteconomia e comunicazione scientifica. Milano: Editrice Bibliografica, 2009.

Partilhar: