O Futuro da Psicoterapia, de Américo Baptista

O impacto da nossa saúde mental pode ser maior do que se imagina. Os custos para uma sociedade que não trata dos distúrbios emocionais podem ser superiores aos custos associados à terapia e à prevenção.

O Futuro da Psicoterapia – O Que Todos Deviam Saber Sobre os Tratamentos Psicológicos. Esta é uma obra bastante completa, de grande utilidade e com os olhos postos no futuro. O autor chama a atenção sobre os custos económicos e sociais gerados pelas doenças mentais, mostrando que é economicamente mais vantajoso tratar as pessoas emocionalmente afetadas do que suportar os custos económicos das doenças mentais. «Se na sociedade atual a saúde mental fosse melhorada, todos beneficiavam, pois os custos sociais a suportar são enormes», afirma o Professor Américo Baptista.

Sinopse
Vivemos numa era marcada por uma proliferação de distúrbios emocionais. Da ansiedade à depressão ligeira (ou mais pronunciada), estes podem ter um grau variável de incapacitação, mas não há dúvida que diminuem em muito a qualidade de vida.
Ao longo destas páginas, o Professor Américo Baptista faz uma introdução concisa, acessível e muito interessante à história da Psicoterapia, às diversas escolas de pensamento que engloba e às vantagens relativas dos diferentes métodos terapêuticos.
Um livro de grande utilidade para quem tenha já iniciado o processo terapêutico ou esteja a pensar fazê-lo.

Sobre o autor
Licenciado em Psicologia e doutorado em Ciências Biomédicas, Américo Baptista é diretor da Clínica Psicológica de Desenvolvimento Humano e do Programa de Aprendizagem Social e Emocional ao Longo da Vida – Mente Ativa. Com uma vasta experiência clínica, é autor de diversos artigos científicos nas áreas das emoções e das suas perturbações e teve a sua investigação premiada em 1992, com o Prémio de Psiquiatria Clínica Elysio de Moura.
É professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 1994, onde foi diretor do Departamento de Psicologia. No Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem da mesma instituição, desenvolve diversos projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e é também professor convidado em diversas universidades de Espanha.
Membro fundador da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, de que foi presidente entre 2005 e 2007, dedica atualmente o seu interesse clínico e investigação às emoções, ao desenvolvimento emocional, à resiliência, à promoção do bem-estar, à felicidade e qualidade de vida, ao tratamento das perturbações emocionais e à sua prevenção – nomeadamente a ansiedade, a depressão, as disfunções sexuais, as parafilias e os problemas conjugais. É autor dos livros O Poder das Emoções Positivas e Aprender a Ser Feliz.

(Nota de Imprensa da Pergaminho)

FuturoPsicoterapia