Vítor Manuel de Oliveira Jorge

vitor_oliveira_jorgeVítor Manuel de Oliveira Jorge (Lisboa, 1948 -) docente universitário desde o ano lectivo de 1972/73, é professor catedrático da UP desde Maio de 1990, estando ligado ao Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde ensina Pré-história, Arqueologia e Teoria do Património nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Arqueologia, além de prestar colaboração naquela última área ao curso de História (Mestrado de História e Património).
É investigador integrado do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (CEAUCP).
É membro de diversas agremiações nacionais e estrangeiras, nomeadamente do Instituto Arquelógico Alemão e da Academia Portuguesa da História.
É director das revistas anuais Trabalhos de Antropologia e Etnologia e Journal of Iberian Archaeology.
Publicou desde 1968 artigos e livros na área da arqueologia e, em geral, da problemática do património na sociedade contemporânea.
Tem obra poética publicada em revistas e jornais, e em livro desde 1973.
Em 2000 foi professor convidado do Colégio de França e de 2001 a 2006 foi Presidente da União Internacional das Ciências Pré- e Proto-históricas (UISPP).
Foi agraciado em 2001 com o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito.

Vive no Porto desde 1975, casado com Susana Oliveira Jorge, também professora catedrática da FLUP.

URL: http://www.uc.pt/uid/cea/investigadores/investigadoresphd/vojorge
 

 

 


 

Artigos:

 

  • Écrã Dezembro 8, 2011 - Quando o ecrã do computador está em repouso Vão sucessivamente aparecendo, por programação da máquina, Imagens que lá pus, e que se sobrepõem aleatoriamente. Cada uma surge como uma folha trazida pelo vento, […]

Partilhar: